Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Secretária de Estado dos Negócios Estrageiros e da Cooperação iniciou visita à Colômbia

senec3

A Secretária de Estado dos Negócios Estrageiros e da Cooperação iniciou ontem a agenda oficial da sua visita à Colômbia. Da parte da manhã visitou as sedes das empresas Mota Engil e Teixeira Duarte onde se reuniu com os seus responsáveis  locais e pode conhecer a posição atual destas empresas no mercado colombiano.

Da parte da tarde a Dra. Teresa Ribeiro, acompanhada pela Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria e pelo Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Gonçalo Teles Gomes, começou por reunir-se com a vice-ministra do Turismo colombiano,  Sandra Howard Taylor, fazendo um ponto de situação sobre o protocolo de cooperação para a formação em Turismo, entre Portugal e Colômbia, assinado pelos ministros da Economia português, Manuel Caldeira Cabral, e do Comércio, Indústria e Turismo colombiana, María Lorena Gutiérrez, no passado dia 13 de novembro de 2017 na presença do Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, em visita oficial a Portugal, e do primeiro-ministro português, António Costa.

O texto do protocolo sublinha a “importância da formação profissional para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística” e o interesse de ambos os países em “incentivar e desenvolver” ações de formação e qualificação e de “coordenar, reconhecer e levar a cabo” ações de formação profissional. Na reunião, que tinha por objetivo discutir  a operacionalização do protocolo assinado em Lisboa, foram discutidas várias possíveis formas de cooperar entre os dois países neste domínio nomeadamente assistência técnica, intercâmbio de especialistas  e experiências, formação de formadores, e possíveis programa de bolsas de estudo.

senec1

Ainda ontem, a Secretária de Estado dos Negócios Estrageiros e da Cooperação encontrou-se com a Vice-ministra de Relaciones Exteriores da Colômbia, Patti Londoño, abordando, entre outros temas,  a operacionalização do protocolo na área de turismo e a formação do novo Conselho Estratégico Portugal-Colômbia, áreas de cooperação formalizadas ente os dois países em Lisboa, aquando da visita do Presidente Santos em Novembro de 2017.  O Conselho Estratégico criado tem como objetivo identificar setores e temas a aprofundar na cooperação entre os dois países e será formado por personalidades ilustres do mundo empresarial, educativo, ciência e tecnologia e cultura, procurando sempre aprofundar as relações bilaterais. Outro dos assuntos mencionados foi o lançamento do projeto “Territorios Caqueteños Sostenibles para la Paz: Una apuesta de construcción de desarrollo, paz y cultura de la legalidad en municipios postconflicto del Caquetá en Colombia”, apoiado pelo Fundo Fiduciário da U.E. para a Colômbia e pela Cooperação Portuguesa, que terá lugar no próximo dia 16 de março em Florencia - Caquetá. Este projeto será implementado pela ONGD Portuguesa Instituto Marquês de Valle Flôr e pela Red Adelco. Foram ainda discutidas possíveis novas áreas de cooperação entre dois países e temas multilaterais, designadamente a mobilidade de estudantes entre os dois países e o desenvolvimento de investigação conjunta no campo da campos da ciências e da tecnologias.

senec5

A agenda do dia de ontem terminou com um jantar onde se reuniram os representantes das principais Organizações e Entidades Financeiras Internacionais presentes na Colômbia.  

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail