Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Portugal apoia Comissão da Verdade da Colômbia

foto cev oficial

A Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria, formalizou hoje, dia 20 de Novembro, o apoio de Portugal ao projeto “Las Mujeres Paz Haremos de la Mano de la CEV” , que tem por objetivo  capacitar 70 mulheres líderes na documentação de casos para a CEV, bem como 50 funcionários do Congresso e instituições nacionais e locais, responsáveis pela implementação do acordo de paz. A cerimónia teve lugar na sede da Comissão para o Esclarecimento da Verdade, da Convivência e da Não Repetição (CEV), e contou com a presença do Vice-Presidente do Camões I.P., Gonçalo Teles Gomes, dos Comissários Lúcia Gonzalez, Alejandra Miller, o Secretário-Geral da CEV Maurício Katz e a responsável pela ONGD implementadora “Movimento Asociación Ruta Pacífica de las Mujeres”, Mariano Gallego.

O projeto, financiado pelo Camões I.P. através do Fundo de Pequenos Projetos da Embaixada de Portugal em Bogotá, constitui assim um apoio inequívoco ao exercício de estruturação territorial da Comissão e em especial à região emblemática produtora de café (”eje cafetero”), nos departamentos de Risaralda, Caldas e Quíndio, onde se concentrará maioritariamente a formação oferecida.

Por meio desta intervenção, pretende-se contribuir para a realização do mandato da CEV, através do fortalecimento da participação das mulheres, bem como a geração de um ambiente positivo nos territórios onde atua a Ruta Pacífica. Esta organização trabalhará ainda a componente de sensibilização junto de elementos do Congresso para apoio da implementação do acordo de paz

A Comissão foi oficialmente instalada em 5 de dezembro de 2017 com o objetivo de ajudar a esclarecer a verdade do conflito na Colômbia, a reconciliação e a convivência pacífica nos territórios.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail