Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Navio-Escola Sagres em Cartagena das Índias para participar no evento Sail 2018

sagres

 

O navio-escola Sagres chega a Cartagena das Índias no próximo sábado dia 21 de junho para participar no  evento Sail 2018, um encontro de grandes veleiros que junta, nesta cidade colombiana, embarcações de Argentina (Libertad), Brasil (Cisne Branco), Chile (Esmeralda), Colômbia (ARC Gloria), Estados Unidos da América (USCGC Hamilton), Honduras (FNH Lempira), México (Cuauhtémoc), Perú (Unión) e Venezuela (Simón Bolívar).

Do programa do evento destacam-se, entre outros, a Parada Náutica de Boas Vindas ao SAIL 2018, na Baía de Cartagena entre as 8am e as 12h de sábado, dia 21. No dia 22 têm lugar a Cerimónia de inauguração, na Plaza de la Aduana às 4pm, e o Desfile de Tripulações na cidade muralhada às 5pm. Desde o dia 21 até ao dia 25 de junho, as embarcações  estarão abertas ao público para visitas.  

O NRP Sagres largou de Lisboa no passado dia 27 de abril com destino à costa leste dos Estados Unidos. Entre 24 e 28 de maio esteve no porto de Philadelphia onde participou no Tallships Festival 2018 na companhia de outros veleiros convidados. Participou ainda num conjunto de atividades integradas no “Mês de Portugal”, escalando os portos de Newark, Nova Iorque, Newport e Boston, onde recebeu, entre outras entidades, sua excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, nos eventos relativos à comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e ao Dia de Defesa Nacional. Ainda por ocasião do “Mês de Portugal” a Sagres visitou o porto de Halifax no Canadá, rumando de seguida para sul com destino à cidade de Miami onde recebeu os cadetes do 2º ano da Escola Naval, do curso Capitão-tenente Raúl Alexandre Cascais. Já em viagem de instrução, a Sagres fará escala em Cartagena das Índias (Colômbia) e Curacao (Antilhas Holandesas) juntando-se aos eventos do Sail LatinoAmerica 2018, onde entre outros acontecimentos, se comemoram os 200 anos da Marinha do Chile e os 50 anos do navio-escola Gloria da Armada da Colômbia.

Depois de Cartagena, a Sagres estará em Santa Marta entre os dias 26 e 29 de julho onde participará nas Festas do Mar e nas celebrações do 484º aniversário da cidade de Santa Marta. A 29 de julho, o navio irá iniciar a travessia atlântica de regresso a águas nacionais, estando previsto atracar na ilha Terceira (Praia da Vitória) a 18 de agosto, onde irá desembarcar os cadetes do 2º ano e embarcar os cadetes do 1º ano do curso Capitão-de-mar-e-guerra Monteiro de Barros. Depois de escalar Ponta Delgada a Sagres irá ainda participar nas comemorações do dia da cidade de Faro antes de regressar a Lisboa, onde está previsto atracar em 9 de setembro.

Para mais informações sobre a presença da Sagres em Cartagena das Índias e o programa do Sail 2018 consultar: http://www.sailcartagenadeindias.armada.mil.co

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail