Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Ministro dos Negócios Estrangeiros fez conferência sobre Fernando Pessoa na Universidade dos Andes em Bogotá

captura de ecra 2018 08 09 as 20.09.09

No âmbito da sua deslocação à Colômbia para participar nas cerimónias de tomada de posse do novo Presidente colombiano, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, proferiu ontem, na Sala do Conselho da Reitoria da Universidade dos Andes, uma conferência subordinada ao tema "Fernando Pessoa: pluralidade dos sujeitos".

A partir da análise de temas como a identidade, o patriotismo e nacionalismo na obra de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, Augusto Santos Silva traçou aquilo que, no seu entender, pode ser o papel de Portugal no mundo a partir das características que tornam os portugueses aptos para ajudar a encontrar um sentido para o mundo atual. Segundo o Ministro, "esse sentido só pode nascer da comunicação entre as várias ideias, valores, imagens, narrativas e projetos, que como sujeitos duplamente plurais, porque muitos e cada um internamente plural, geramos e exprimimos. Hão de ajudar distintivamente à comunicação aqueles cuja geo-história e cuja cultura fizeram comparativamente mais propensos (como descobridores, conquistadores, comerciantes, colonos, funcionários, cientistas e escritores, migrantes…) a travessia de grandes espaços globais. Creio que Portugal é um deles."

O MNE concluiu a sua intervenção de uma hora perante uma plateia de estudantes, professores e personalidades da sociedade civil colombiana afirmando que a Colômbia é hoje um dos principais parceiros de Portugal nas Américas e que esse facto é motivo de grande orgulho para o Governo português.

A conferência pode ser vista na íntegra em: https://www.facebook.com/148307452539683/videos/224175038286257/

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail