captura de ecra 2018 08 09 as 20.09.09

No âmbito da sua deslocação à Colômbia para participar nas cerimónias de tomada de posse do novo Presidente colombiano, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, proferiu ontem, na Sala do Conselho da Reitoria da Universidade dos Andes, uma conferência subordinada ao tema "Fernando Pessoa: pluralidade dos sujeitos".

A partir da análise de temas como a identidade, o patriotismo e nacionalismo na obra de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, Augusto Santos Silva traçou aquilo que, no seu entender, pode ser o papel de Portugal no mundo a partir das características que tornam os portugueses aptos para ajudar a encontrar um sentido para o mundo atual. Segundo o Ministro, "esse sentido só pode nascer da comunicação entre as várias ideias, valores, imagens, narrativas e projetos, que como sujeitos duplamente plurais, porque muitos e cada um internamente plural, geramos e exprimimos. Hão de ajudar distintivamente à comunicação aqueles cuja geo-história e cuja cultura fizeram comparativamente mais propensos (como descobridores, conquistadores, comerciantes, colonos, funcionários, cientistas e escritores, migrantes…) a travessia de grandes espaços globais. Creio que Portugal é um deles."

O MNE concluiu a sua intervenção de uma hora perante uma plateia de estudantes, professores e personalidades da sociedade civil colombiana afirmando que a Colômbia é hoje um dos principais parceiros de Portugal nas Américas e que esse facto é motivo de grande orgulho para o Governo português.

A conferência pode ser vista na íntegra em: https://www.facebook.com/148307452539683/videos/224175038286257/

  • Partilhe