9952

Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2019, a poeta, tradutora e ensaista Ana Luísa Amaral vai estar na Colômbia para participar no Festival Literário Hay Fest de Cartagena das Índias. O Hay Fest é um dos mais importantes eventos literários da Colômbia que, nas últimas edições, contou com a presença de autores portugueses como Nuno Júdice, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, Filipa Leal, José Tolentino Mendonça, Valter Hugo Mãe e Maria do Rosário Pedreira.

As principais temáticas desta 15ª edição centrar-se-ão na crise climática, na ciência, na política e nas questões de género, destacando-se a presença de autores como Margaret Atwood, Leonardo Padura, Ida Vitale, Juan Gabriel Vásquez, Gloria Esquivel, Héctor Abad Faciolince e Willliam Ospina, entre outros. Confirmadas estão também as presenças de Dilma Rousseff, ex-Presidente do Brasil, e do Prémio Nobel da Paz e ex-Presidente colombiano Juan Manuel Santos. 

A programação de 2020 terá mais de 140 escritores, pensadores, jornalistas, filósofos e músicos de mais de 30 países.

Ana Luísa Amaral participará na Gala de Poesia do Hay Fest com Dionne Brand (Canadá), Gloria Susana Esquivel (Colômbia), William Ospina (Colômbia) e Ida Vitale (Uruguai), uma sessão moderada por Liliet Heredero (Colômbia).

A poeta portuguesa participará ainda numa sessão em que conversará com a poeta uruguaia Ida Vitale e com a jornalista do El País Catalina Oquendo. Ainda por ocasião da sua passagem pela Colômbia será feita a apresentação da antologia de Ana Luísa Amaral “Qué hay en um nombre”, editada pela editora colombiana “Puro Pássaro” com tradução de Pedro Rapoula. A apresentação estará a cargo de Sara Malagón Llano, a editora-chefe da “Arcadia”, a mais importante revista cultural colombiana, e de Jerónimo Pizarro.

Atividades portuguesas no Hay Fest de Cartagena das Índias 2019

Sexta-feira – 31 de janeiro
05:00pm a 06:00pm
Centro de Formación de la Cooperación Española (El Café de Ábaco)
Lançamento da antologia de Ana Luísa Amaral "Qué hay en un nombre"
Por Sara Malagón Llano, Jerónimo Pizarro e Pedro Rapoula, com a presença da autora.

Sexta-feira – 31 de janeiro
07:00pm a 08:00pm
UNIBAC - Institución Universitaria Bellas Artes y Ciencias de Bolívar 
Gala de Poesia do Hay Fest com Ana Luísa Amaral (Portugal), Dionne Brand (Canadá), Gloria Susana Esquivel (Colômbia), William Ospina (Colômbia) e Ida Vitale (Uruguai), uma sessão moderada por Liliet Heredero (Colômbia).

Domingo – 02 fevereiro
03:00pm a 05:00pm
Teatro Adolfo Mejía 
Ida Vitale e Ana Luísa Amaral em conversa com Catalina Oquendo

Mais informações em https://www.hayfestival.com

  • Partilhe