Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Gastronomia portuguesa na Colômbia com os Chefes Hélio Loureiro de Portugal e Leonor Espinosa de Colômbia

leoespinosa

A AICEP/Embaixada de Portugal na Colômbia, em colaboração com a Associação Agavi (Associação para a promoção da Gastronomia Portuguesa), organiza com o objetivo de promover a gastronomia portuguesa na Colômbia, na próxima sexta feira dia 28 de Julho pelas 19:30 no restaurante LEO, um jantar a “quatro mãos” com a participação dos prestigiados Chefes, Leonor Espinosa pela Colômbia, e de Hélio Loureiro por Portugal.

Pela primeira vez, um reconhecido Chefe Português estará presente em Bogotá. Hélio Loureiro, chefe de cozinha com mais de trinta anos de carreira, formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Gastrónomo e investigador da arte da cozi­nha, com uma forte ligação ao mundo dos vinhos, autor de mais de vinte livros de gastronomia, apresentador de programas de televisão, cronista em diversas publica­ções, tem vindo a ser convidado para inte­grar o júri de concursos internacionais e nacionais. Depois de três anos como chefe de cozinha do Futebol Clube do Porto, foi convidado para a Seleção Portuguesa de Futebol em 1996 estando presente em inúmeros campeonatos europeus e mundiais e tendo criado a equipa de cozinheiros que hoje integram as diferentes seleções dos vários escalões. Em 2003, foi eleito Chefe do Ano pela Academia Gastronómica Portuguesa. Foi distinguido pelo Estado Português com o grau de Oficial da Ordem de Mérito, recebeu o Diploma de Honra e medalha de ouro da ARHESP, o Diploma e medalha de mérito da Comissão dos Vinhos Verdes, a Infanção da Confraria do Vinho do Porto, trinta vezes confrade e fundador de con­frarias enófilas e gastronómicas nacionais e internacionais.

A Chef Cartagenera  Leonor Espinosa, de entre as várias distinções e reconhecimentos internacionais que possui no seu curriculum, ganhou muito recentemente, o prestigiado prémio “El Basque Culinary World Prize 2017”, um prémio atribuído aos melhores Chefes de cozinha internacionais pelos seus contributos inovadores na gastronomia, considerando Leonor Espinosa como uma das figuras chaves para o renascimento da gastronomia.

A instituição "Funleo" fundada en 2008 pela Chef, apoia o desenvolvimento de comunidades rurais no seu país, e ajuda pequenos produtores a chegarem ao mercado, proporcionando-lhes espaços para a educação, nutrição e turismo.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail