Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Produção luso-colombiana na Casa del Teatro Nacional, em Bogotá

no quiero morir

 

Estreia na próxima quinta feira, dia 2 de Março, a obra de teatro "Não quero Morrer", uma co-produção luso-colombiana dirigida e protagonizada pelo actor português Elmano Sancho e pela bailarina colombiana Juanita Barrera. Este espectáculo, que resulta de uma residência artística  em Montemor, estreou em Portugal no Teatro Municipal São Luíz em Lisboa, e circulou por Castelo Branco, Vila Nova de Gaia, Montemor-o-Novo, Coimbra e Vila Real, tendo integrado a programação de Lisboa Capital Iberoamericana da Cultura / 2017.

Um actor e uma bailarina reencontram-se para recriar uma cena do filme Rocco e os seus irmãos de Luchino Visconti. É o momento em que Simone mata Nadia, personagens interpretadas por Renato Salvatori e Annie Girardot. Se impedirem a morte de Nadia, Annie poderá rescrever os últimos anos da sua vida marcados pela doença e a perda da memória. A repetição diária da cena é um pacto entre duas pessoas que esperam resgatar a sua juventude, escapar à morte e fintar o esquecimento.

"Não quero morrer" problematiza os limites entre presente, passado e futuro e permite invocar a presença de Annie Girardot em cena através de uma viagem no tempo. O carácter dinâmico da memória contraria as leis da física, conecta as três dimensões temporais e oferece a Annie uma última tentativa de escapar ao esquecimento para perdurar na memória do público e a todos nós, uma oportunidade, ainda que efémera, de tentar a eternidade e de fugir à morte.

A versão que se apresenta em Bogotá está adaptada para o público colombiano e é diferente da que foi apresentada em Portugal: há troca de papéis, ou seja, a bailarina Juanita assume o trabalho de interpretação textual (em espanhol) e o actor Elmano Sancho assume a interpretação gestual. 

No dia 15 de março às 20h30 haverá uma apresentação única em português que será a versão original apresentada em Portugal. 

O espectáculo estará em cena de 2 a 18 de Março e os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail