Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cantora portuguesa Susana Travassos apresenta-se em Bogotá

susana afiche 02 02

A cantora portuguesa Susana Travassos, uma das grandes vozes da música portuguesa da atualidade, apresentar-se-á em Bogotá no dia 2 de Dezembro para um concerto único no Teatro Jorge Eliecer Gaitán.

Susana Travassos, que actuou este ano em Medellin numa sala completamente esgotada, regressa assim à Colombia para apresentar o seu repertório onde percorre temas fundamentais da música portuguesa, do fado, da música brasileira e do cancioneiro latino-americano.

Com fados antigos, temas contemporâneos e alguns clássicos da música popular brasileira e latino-americana, Susana apresenta um trabalho que vem amadurecendo juntamente com a sua estreita relação com o Brasil . Passando parte do seu tempo entre os dois países, a artista faz dessa ponte uma fonte inesgotável de criação e musicalidade que supera fronteiras.

Nascida a 15 de Maio de 1982, natural do Sul de Portugal, Susana Travassos começou cedo o seu percurso musical. Aos cinco anos ingressa no mundo da música, estudando acordeão e aprofundando mais tarde os seus estudos com aulas de piano e de canto lírico, no Conservatório Regional do Algarve, em FaroAos 18 anos, ruma até Lisboa, onde inicia e completa a sua formação em Psicologia Educacional, no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, passando ainda pelo Instituto de Análise de Movimento e Análise do Movimento – Método Cary Rick.Mas, entretanto, o seu contato com o palco e com a música não esmorece: estuda jazz no Hot Clube de Portugal, é atriz do grupo de teatro português Art’ispa e participa também como compositora e intérprete de espetáculos de arte integrada do Grupo de Dança Contemporânea Amalgama.Tem aulas de canto com Paula Oliveira, Joana Rios, Ana Luiza, Adélia Issa e Maria João.

A carreira como cantora vai ganhando mais expressão e impõe-se definitivamente quando, em 2008, lança o seu primeiro CD a solo, Oi Elis, um CD de homenagem a uma das maiores cantoras brasileiras, Elis Regina. O seu segundo disco, “Tejo-Tietê”, foi fruto da parceria com o Chico Saraiva, sendo composto por canções de portuguesas e brasileiras, tendo sido recebido com excelentes críticas. Nesta relação com o Brasil, Susana Travassos tem feito parcerias com artistas como Zeca Baleiro, Chico Pinheiro, Toninho Horta, Chico César, Luis Felipe Gama, Zé Paulo Becker, Gabriel Grossi, Ná Ozzetti e Renato Braz, entre outros.

Susana é ainda membro da Orquestra Todos, uma banda multicultural de músicos de várias origens, que se unem para criar algo transversal a todos: a música. A banda, que está a ganhar sucesso em Portugal, com o seu cadinho de sons africanos, lusitanos, indianos, turcos e romenos, e sul-americanos, entre outros, lançou o seu primeiro disco “Intendente” na Gulbenkian em Julho de 2012.

Recentemente participou do programa “Cantoras portuguesas”, do “Canal brasil” e foi convidada por Ana Terra, uma das mais importantes compositoras brasileiras para dar voz a um DVD de comemoração dos seus 40 anos de carreira que foi gravado no final de Setembro pelo Canal Brasil.

Dela disse Zeca Baleiro: “Susana é uma cantora de grande sensibilidade. De canto límpido e intenso. Artista que canta a sua aldeia e, por isso mesmo, seu canto soa universal.” (Zeca Baleiro)

O concerto realiza-se no dia 2 de dezembro, pelas 20h e os bilhetes podem ser adquiridos AQUI

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail