Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita do Ministro Manuel Heitor à Colômbia

bannerhome reunion min ctei 1

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Manuel Heitor, visitou a Colômbia assegurando a representação nacional na Reunião Ibero-Americana de Ministros e Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação que teve lugar na cidade de Cartagena das Índias nos passados dias 6 e 7 outubro.

A deslocação do Prof Manuel Heitor teve igualmente uma componente bilateral que começou no dia 4 de outubro, onde em Bogotá, participou numa conferência organizada pela Universidade Antonio Nariño, a convite do Vice-Reitor de Ciência, Tecnologia e Inovação daquela Universidade, Prof. Carlos Arroyave, subordinada ao tema “Educação e Paz”. O Ministro português apresentou a comunicação intitulada “Educação para o espaço, espaço para a educação: educação para a paz” que suscitou seguidamente um debate com alguns dos muitos participantes neste evento.

Na mesma ocasião foi apresentada pelo Dr. Carlos Hernando Forero, Diretor Executivo da Associação Colombiana de Universidades, a obra “Trends and Challenges in Science and Higher Education. Building capacity in Latin America” (Springer International Publishing), que tem a co-autoria do Professor Manuel e de H. Horta e Jamil Salmi.

No dia 5 outubro, o Ministro deslocou-se ao polo científico de Bogotá  (Centro/Museu Maloka), a fim de apresentar uma comunicação intitulada “Desenvolvimento tecnológico sustentável e colaborativo do Atlântico Sul  - O futuro centro de investigações dos Açores”.

No dia seguinte, já em Cartagena, o Ministro Manuel Heitor participou no encontro internacional de educação em engenharia subordinado ao tema “Inovação nas faculdades de engenharia: a mudança para a competitividade e a sustentabilidade”. Este evento foi organizado pela ACOFI – Associação Colombiana de Faculdades de Engenharia que convidou o Governante português para proferir uma conferência sobre a realidade portuguesa no âmbito das faculdades de engenharia.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail