Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Ilustradora Catarina Sobral em Bogotá

catarina octubrefb

A ilustradora portuguesa Catarina Sobral visitará Bogotá no final de Outubro no âmbito do Festival do Livro Infantil para participar em conferências e ditar um workshop intitulado "Livros em Palavras". 

Catarina Sobral nasce em Coimbra, em 1985. Licencia-se em Design na Universidade de Aveiro e conclui mais tarde um mestrado na área de Ilustração na Escola Superior de Educação e Ciências de Lisboa, numa parceria com a Universidade de Évora e com a Quasi Edições. Pelo meio, passa pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, em regime de Erasmus.

Aos 26 anos publica o primeiro livro, Greve, que recebe uma Menção Especial no Prémio Nacional de Ilustração referente ao ano de 2011. O livro seguinte é igualmente destacado: Achimpa (2012) vence o Prémio AmadoraBD para Melhor Ilustração de Livro Infantil e o Prémio SPA para Melhor Livro Infantojuvenil. É, contudo, com O Meu Avô (2014) que o seu trabalho é pela primeira vez projetado internacionalmente: o livro dá-lhe a vencer o Prémio Bologna Raggazzi, distinguindo-a como a melhor ilustradora para a infância com menos de 35 anos, na Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2014. A obra de Catarina Sobral continua posteriormente a ser acompanhada no estrangeiro, com Vazio(2014) a ser incluído na prestigiada Seleção White Ravens pela Biblioteca Internacional da Juventude.

Catarina Sobral alterna a publicação de livros com colaborações esporádicas com diversas editoras, revistas e jornais. Embora os seus livros se destinem essencialmente a crianças, Catarina Sobral não os cria a pensar nelas. Prefere antes desenvolver livros que ela própria goste de ter e pensa-os como objetos de arte que podem ser apreciados independentemente da idade do leitor. 

Mais informações sobre o workshop AQUI

 

Fonte de dados biográficos: AQUI.
Créditos da imagem: AQUI.
Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail