Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Presidente da República felicita Presidente da Colômbia pela atribuição do prémio Nobel da Paz

161007 03 premionobelpaz 1800

 

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de felicitações ao seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, pela atribuição do prémio Nobel da Paz.

“Em nome do Povo Português e em meu nome pessoal quero expressar a Vossa Excelência as minhas felicitações pela merecida atribuição a Vossa Excelência do prémio Nobel da Paz de 2016, pela sua iniciativa e êxito no histórico Acordo de Paz alcançado na Colômbia, destinado a pôr termo a um conflito que durou mais de cinco décadas e que tanto sofrimento trouxe ao povo colombiano.

Conforme tive a oportunidade de transmitir a Vossa Excelência na minha anterior carta, o Acordo que coloca a Colômbia no caminho da paz, estabilidade e reconciliação entre todos os colombianos é uma notícia de grande satisfação para o Povo Português e que esperamos se concretize o mais rapidamente possível.

Portugal, que partilha com a Colômbia laços fraternos, quer a nível bilateral, quer no seio da Comunidade Ibero-Americana, não deixará de trabalhar lado a lado com a Colômbia na fase, não menos importante, que é a da implementação da paz. Portugal contribuirá com meios humanos e financeiros, tanto para a força de estabilização como para o fundo fiduciário, criados para o efeito.

Na grata expectativa do nosso próximo encontro por ocasião da Cimeira Ibero-Americana, em Cartagena de Índias, peço que aceite os votos sinceros e amigos que formulo pelo bem-estar pessoal de Vossa Excelência, bem como pelo progresso e prosperidade do Povo Colombiano.

Marcelo Rebelo de Sousa”

Fonte: Presidência da República
C
réditos fotograficos: Nelson Cárdenas - SIG (Presidencia de la República de Colombia)

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail