Embaixada de Portugal na Colômbia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Exposição de Arquitecto Carrilho da Graça no Museu de Arquitectura Leopoldo Rother em Bogotá

carrilho da graca1

Inaugura no proximo dia 6 de outubro, às 19 horas, uma exposição dedicada ao trabalho do Arquitecto Carrilho da Graça no Museu de Arquitectura Leopoldo Rother em Bogotá. 

A exposição tem curadoria de Marta Sequeira e Susana Rato e, apesar de um certo carácter antológico, o objeto principal da exposição é a cidade de Lisboa. Lisboa construída sobre o território ao longo da História, sobre uma topografia quase barroca, banhada pela luz do sol refletida na superfície do Tejo. A cidade, construção artificial do homem, até à contemporaneidade.


A possibilidade de criar relações significativas com o território, entendido em sentido lato, tem sido talvez a principal referência objectiva que os meus projectos procuram construir. Refiro território com o sentido de suporte, de invariância que acolhe a nossa presença e que já está por ela marcada. Num determinado ponto o território tem uma certa constituição geológica, forma topográfica, animais e plantas sob o céu, sol, frio ou chuva. Vivemos sobre a terra e construímos com tudo o que está disponível. Podemos construir o que quisermos, mas não podemos deixar de construir com sentido
.

João Luís Carrilho da Graça, in “A arquitectura é perigosa”, 1994

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail