Embajada de Portugal en Colombia

Ministerio de Relaciones Exteriores

Comércio Bilateral Portugal-Colômbia atinge o seu melhor ano de sempre em 2015

aicep cmyk alto cor fundo brancoA Balança Comercial de Bens e Serviços de Portugal com a Colômbia atingiu em 2015 o seu melhor ano de sempre, com as exportações a registarem um aumento de 4,3 por cento, atingindo os 82,0 Milhões de Euros face a 2014.

Importa referir, que os setores que evidenciaram  um crescimento mais significativo, foram os setores Agrícola/Alimentar com (433,2 por cento), Máquinas e Aparelhos (198,7 por cento), Vestuário (176,5 por cento), Serviços com (52,3 por cento), e Calçado com (12,0 por cento).

A balança comercial é tradicionalmente desfavorável a Portugal com um coeficiente de cobertura de (29,1 por cento), verificando-se um aumento das importações em 2015 de (34,2 por cento), concentrada essencialmente em dois grupos de produtos, os Combustíveis Minerais que representam (90,1 por cento), e os produtos Agrícolas(5,1 por cento).  

Com o objetivo de reforçar a capacitação das empresas portuguesas para este mercado, a AICEP irá lançar durante o próximo mês de Março uma ação “Como vender em” dedicado ao mercado da Colômbia.

Importa referir, que a Colômbia é atualmente a segunda economia com maiores taxas de crescimento da América Latina(de acordo com o relatório do Fundo Monetário Internacional-FMI), estimando-se que cresça em 2015 a uma taxa entre 2,5 por cento a 3 por cento do PIB, bastante superior à taxa de crescimento da região.

Um estudo do Departamento Nacional de Planeación (DNP) da Colômbia, indica que o crescimento potencial adicional do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em resultado do atual processo de paz em negociação com as FARC, se situará entre 1,1 por cento e 1,9  por cento.

 

Fonte: AICEP

Compartir:
FacebookTwitterGoogle +E-mail